A creatina é um peptídeo (formada pelos aminoácidos arginina, glicina e metionina) produzido no nosso corpo pelos rins e fígado, proveniente da alimentação através da carne e produtos animais, porém em pequenas proporções.
A principal função atribuída à creatina é o aumento da força e explosão muscular. Dentro das células, esse composto é utilizado como fonte de energia, principalmente nas células dos músculos esquelético, onde estão amplamente distribuídas.
Uma vez dentro das células, a creatina é utilizada como reserva de energia para exercícios de alta intensidade e curta duração por exercer importante papel na manutenção da potência muscular. Nos primeiros segundos de um exercício intenso, a concentração muscular de energia é mantida em nível mais ou menos constante. A energia é utilizada rapidamente e reposta a partir da creatina. Assim, os níveis da creatina diminuem rapidamente à medida que este composto é usado para gerar mais energia. A suplementação de creatina amplia a reserva energética, o que intensifica o desempenho físico de atletas e garante o amplo desenvolvimento das fibras musculares.
O que exatamente faz a creatina no meu corpo?
A creatina provoca três reações diferentes: Primeiro, retém líquido nas células musculares, por isso se diz popularmente que a creatina atrai água. Isso explica o ganho de peso relativamente rápido. Por outro lado a creatina suporta o crescimento de massa muscular magra a longo prazo. E o mais importante: A creatina está diretamente envolvida no fornecimento de energia ao corpo. O corpo tem uma reserva de emergência para certos esforços no qual armazena certas moléculas de fosfato de creatina. Se necessário, este pode ser dividido e liberado como energia. Assim é promovido um esforço mais intenso e uma regeneração mais rápida.
Qual a quantidade de consumir a creatina?
5g de creatina por dia, inclusive nos dias que não há treino.
Qual o melhor horário para tomar?
A creatina não tem efeito imediato como a cafeína por exemplo, que você toma agora e depois de alguns minutos ela já está fazendo efeito, a creatina é de efeito acumulativo, então a dose que você tomar hoje, não vai influenciar em nada no treino do mesmo dia.
Levando em consideração que é comprovado cientificamente, que ingerir carboidratos junto com a creatina, melhora e muito a absorção da substância, já que a liberação de insulina tem um papel importante no transporte da Creatina até as células musculares. Então uma opção é tomar a creatina no pós-treino junto com a maltodextrina (ou Dextrose) e Whey Protein.
A saturação de creatina é necessária?
Não. A saturação com creatina é um protocolo utilizando antigamente e que, aos poucos, está sendo abandonado. Tomar uma dose por dia é o suficiente para se obter os resultados do produto.
Quais os benefícios ou resultados da creatina?
Basicamente, os benefícios da creatina são ganho de força, ganho de massa e recuperação rápida.
O uso da creatina melhora a performance dos atletas em exercícios de alta intensidade e proporciona aumento de músculos.
O músculo se torna mais forte e se recupera mais rapidamente de esforços físicos.
A creatina também aumenta o volume muscular por atrair água para dentro da célula, talvez por sintetizar proteína mais rapidamente e evitar a sua quebra.