fbpx

Fibra alimentar no tratamento da asma.

Fibra alimentar no tratamento da asma.

Uma alimentação rica em fibras pode amenizar os sintomas de pessoas que sofrem de asma, segundo pesquisas.

A professora de ciências biomédicas Lisa Wood disse que os resultados preliminares foram surpreendentes e encorajadores. “A fibra solúvel é uma intervenção que tem sido usada principalmente para doenças associadas ao cólon, mas, recentemente, descobriu-se que alguns dos mediadores produzidos quando a fibra é digerida movem-se para a corrente sanguínea. Lá, ela pode afetar a célula imune e, então, atingir outros órgãos, como os pulmões. Assim, nesse estudo, quando as pessoas consumiram a inulina, apresentaram uma redução na inflamação das vias aéreas e melhoria no controle da asma”, detalhou a pesquisadora.

A asma é uma doença comum das vias aéreas, afetando cerca de um em cada dez australianos. Embora não haja cura para a condição, bons tratamentos estão disponíveis.

Os suplementos de fibra solúvel podem se tornar um tratamento complementar, não-farmacológico para pessoas com asma mal gerenciada, de acordo com pesquisadores.

A Dra. Wood  informa “A fibra solúvel está presente em altas concentrações em frutas, vegetais e cereais integrais, por isso, se as pessoas quiserem experimentar esta estratégia, então aumentar os alimentos saudáveis na dieta é certamente uma abordagem sensata.”

Fonte: http://www.abc.net.au/news/2017-03-27/study-shows-fibre-supplements-could-treat-asthma/8388564