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Benefícios do Zinco na Alimentação

Benefícios do Zinco na Alimentação

O Zinco, sendo um importante mineral, desempenha um papel vital para a síntese de proteína e ajuda na regulação da produção de células do sistema imunológico do corpo humano.

Os benefícios de saúde de zinco incluem o bom funcionamento do sistema imunológico, a digestão, o controle dos diabetes, a melhora o nível de estresse, metabolismo energético, acne e cura feridas.
O zinco tem importante papel na reprodução, necessário para ovulação, produção e maturação do esperma e fertilização. A deficiência de zinco pode levar a diminuição do desejo sexual em mulheres e impotência nos homens.

O zinco promove aumento da atividade da vitamina D e é essencial para a formação óssea. A deficiência de zinco durante o crescimento pode prejudicar o acúmulo de massa óssea, e aumentar o risco de desenvolvimento de osteoporose.

O zinco é necessário para a cicatrização e produção de colágeno, proteína que dá sustentação a pele, está relacionado à manutenção de uma pele saudável. Sua deficiência pode ocasionar lesões na pele, má cicatrização, acne, manchas brancas nas unhas, entre outros problemas. Além disso, apresenta ação antioxidante, por isso está relacionado à prevenção do envelhecimento precoce da pele.

Benefícios do zinco:
– Aumentar em saúde sexual e testosterona.
– Reduz o risco de câncer de próstata.
– Reduz a menstruação e os efeitos dela, incluindo a TPM.
– Reduz as chances de um bebê prematuro, baixo peso ao nascer e complicações durante o parto.
– Reduz os danos ao fígado causado pelo consumo de álcool.
– Minimiza os sintomas de gripes e resfriados.
– Pode prevenir e tratar a calvície.
– Pode reduzir os níveis de estresse, o que irá reduzir as flutuações nos níveis de cortisol.
– Previne o câncer
– Ajuda a combater dores musculares e fadiga.
– Perda de peso, já que o zinco controla o apetite.
– Excelente antioxidante
– Melhora o sistema imunológico e promove o crescimento de células brancas do sangue.
– Zinco pode melhorar o humor e é usado para tratar alguns tipos de depressão.

Alimentos que são fonte de zinco:

:: Grão de bico;

:: Leguminosas, como ervilha, lentilha e feijão;

:: Semente de abóbora e cereais integrais, como arroz e aveia;

:: Oleaginosas, como a castanha de caju e amêndoas e gergelim;

:: Frutas: abacate, abacaxi, ameixa, banana, figo, framboesa, maçã, manga, melão e morango, entre outras;

:: Legumes: abóbora, acelga, alface, agrião,batata, batata-doce, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, cogumelo, couve e couve-flor;

:: Carne; fígado, peixe e os ovos.