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Saiba tudo sobre o whey protein

Saiba tudo sobre o whey protein

Whey Protein ou Proteína do Soro do Leite, em português, talvez seja o suplemento nutricional mais utilizado atualmente, isto por que não é consumido apenas por atletas e praticantes de atividades físicas que procuram aumento de performance e massa muscular, mas também por muitas pessoa que procuram levar uma vida mais saudável e manter um visual em forma. De todas as proteínas que existem, a Whey protein é considerada por muitos a melhor.

Ele subiu rapidamente para o topo da lista dos suplementos preferidos de todos e por um bom motivo. É uma proteína de altíssima qualidade, rapidamente absorvida pelo corpo e extremamente prática de usar no cotidiano.

Em uma dieta para ganho de massa muscular, é necessário ingerir uma grande quantidade de proteína por dia e o whey protein facilita a vida de quem tem dificuldade em conseguir incluir toda a proteína da dieta.

O whey protein é consumido por quem malha e quer deixar o corpo mais durinho e bem desenhado, por ser um alimento com o poder de saciar e adiar a sensação de fome, o pó extraído do soro do leite também ganhou espaço nas dietas de emagrecimento. Tem ainda a vantagem de estimular o metabolismo, acelerando a queima de calorias, e evitar que, junto com a gordura, você perca massa magra.

O Whey protein é uma proteína completa de altíssima qualidade com altas concentrações de todos os aminoácidos essenciais. É conhecida como proteína anabólica, uma vez que é a proteína que mais aumenta a síntese protéica.

whey_protein1Tipos de Whey Protein:

Como a Whey Protein é extraída do soro leite, o teor de água ainda é muito grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor muito baixo ainda. Para obtenção da Whey Protein, é necessário que o soro passe pelo processo de microfiltração e ultrafiltração através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas, resultando em uma maior concentração de proteínas. O que vai resultar em 3 tipos de Whey Protein:

– Whey Protein Concentrada: Uma opção mais em conta financeiramente falando, já que o custo para elaboração dessa Whey é mais barato, pois ela passa apenas pelo processo leve de filtragem, citados anteriormente como Microfiltração e Ultrafiltração. Resultando em 70 a 80% de proteínas e dividindo o resto entre carboidratos e gorduras. Ainda assim essas Whey Protein contém grande quantidades de BCCAs, glutaminas além de a maior parte das frações peptídicas serem mantidas. Essas partículas são responsáveis por muitas funções do nosso organismo e melhoram nossa imunidade já que possuem ações antioxidantes.

– Whey Protein Isolada: Sua concentração de proteínas é muito maior se comparada a Whey Protein concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer troca iônica. Resultando em até 95% de proteínas, em algumas marcas de Whey chega a ser zero a quantidade de carboidratos e gordura. Uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica, visando emagrecer ou definir.

– Whey Protein Hidrolisada: Além de passar por uma filtragem minuciosa, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O que facilita e torna ainda mais rápido a absorção desse tipo de Whey Protein pelo organismo. Grande parte das Whey Protein de qualidade, contém em sua composição esses 3 tipos de Whey Protein: Concentrada (WPC) Isolada (WPI) e Hidrolisada (WPH).

Alguns benefícios do consumo do Whey Protein:

– Promove maior retenção de nitrogênio (ganho de massa muscular).

-Sua rápida absorção é de fundamental importância para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia na musculação. Pois logo após o treino, o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteínas, e aminoácidos, garantindo com isso um perfeito ambiente anabólico, já que ela por si só, aumenta a síntese proteica.

-Auxilia no Emagrecimento, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, saciando a fome mais rapidamente do que outras proteínas.

-Possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas de “overtraining”.

A dose diária ideal de como tomar whey protein varia conforme o seu objetivo, seu biotipo, sua rotina, sua alimentação, entre outros fatores. Mas de forma geral, se você pretende ganhar massa muscular com a utilização do suplemento, o ideal é ingerir uma ou duas doses (cerca de 30-60g) diárias.

whey_protein2O melhor horário para tomar Whey protein é após o treino, devido ao fato da necessidade imediata de aminoácidos no sangue.

A alimentação pós-treino é tão importante quanto aquela que é feita no pré-treino, claro, cada uma com seu objetivo principal.

Enquanto a alimentação prévia ao treino dá energia para o atleta utilizar durante a atividade física, a alimentação pós-treino auxilia na recuperação muscular, que depende de uma grande injeção de energia no organismo. Dessa forma, se você ingerir apenas a Whey Protein e seu corpo estiver necessitando de energia, ele transforma essa proteína em glicose para suprir essa necessidade. Por isso, deve-se tomar junto com a Whey Protein, algum carboidrato de rápida absorção como a dextrose ou waxy maise pois esses carboidratos vão repor os estoques de glicogênio, além de ajudar no transporte de nutrientes para dentro das células, por conta como pico de insulina que esses carboidratos de alto índice glicêmico irão causar.

Usar o Whey Protein logo após acordar é interessante, uma vez que o corpo necessita ser alimentado em razão das várias horas de sono e jejum a que foi exposto. Em contra partida, utilizá-la antes de ir dormir não é aconselhável em razão de sua capacidade de rápida absorção. Para estes casos, o ideial é que se opte por uma proteína de absorção lenta, como a Caseína ou a albumina que é proteína com absorção intermediária.

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