fbpx

Pipoca faz bem a saúde

Pipoca faz bem a saúde

A pipoca, quando preparada e consumida da forma correta, traz vários benefícios a nossa saúde, pois possui nutrientes importantes para o organismo.

A pipoca é uma ótima alternativa saudável, se comparada a outros aperitivos de alta densidade energética com baixos nutrientes. Por ser um cereal integral e natural, está associado ao controle do peso corporal e na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.

A Pipoca é rica em antioxidantes, diminui a presença dos radicais livres no organismo. um estudo realizado pela Universidade de Scranton,  Pensilvânia, nos Estados Unidos revelou que a casca do milho de pipoca concentra maiores teores de  polifenóis  do que frutas e vegetais, isso se deve a diferença entre a quantidade de água encontrada na pipoca e nos vegetais.

Por ser rica em fibras, a pipoca é amiga do intestino e faz uma faxina no organismo, já que promove, ainda, um  melhor funcionamento intestinal e pode ajudar na perda de peso, vez que  aumenta o tempo de digestão no estômago, fazendo com que ela (a digestão) fique mais lenta,  proporcionando  uma maior saciedade e, em consequência, reduzindo a fome. Já a  parte “macia” da pipoca contém carotenoides, que são substâncias que também atuam como antioxidantes e, no corpo, são transformados  em vitamina A, que oferece grandes benefícios  para nosso o sistema imunológico e para a saúde dos olhos.

Pipoca é uma excelente fonte de fibras e carboidratos, mas devemos ter atenção sempre ao modo de preparo e na quantidade que se come. O milho deve ser preparado em casa, em uma panela com pouco óleo vegetal se puder não usa sal que retém liquido por causa do sódio.

100 gramas de Pipoca têm apenas 370 calorias.

A porção ideal a consumida deve ser mais ou menos uma xícara de chá de pipoca já estourada por dia. Uma xícara de pipoca sem sal ou qualquer tipo de tempero fornece apenas 31 calorias e cerca de 0,4 gramas de gordura, alimento de baixa caloria e gordura.

Benefícios da Pipoca

  1. Fonte de minerais como fósforo e potássio que atuam no sistema nervoso, formação de ossos e manutenção dos músculos!
  2. Rica em ácido fólico, vitamina importante para mulheres em idade fértil.
  3. Antioxidantes que ajudam a proteger nossas células contra os danos causados pelos radicais livres!
  4. Regula nossos índices de colesterol, triglicerídeos e glicemia.
  5. Auxilia no controle do peso corporal e na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.

 

Open chat
Powered by