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Motivos para inserir a banana no seu cardápio

Motivos para inserir a banana no seu cardápio

Ideal para atletas

Por ser boa fonte de energia, é uma ótima opção após um intenso treino, normalizando os níveis de açúcar no sangue e revitalizando o corpo instantaneamente. “Após a ingestão, os carboidratos da banana são armazenados — no fígado e nos músculos — como glicogênio, e são a fonte inicial de energia para a atividade física. Além disso, durante a transpiração, perdemos sódio e potássio, sais minerais esses presentes na fruta”, esclarece a nutricionista clínica, Débora Vargas (RS).

Tem efeito calmante e melhora o humor

A banana é detentora de um composto poderoso chamado triptofano, uma espécie de antidepressivo natural. Esse aminoácido ajuda o organismo a produzir serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar), que tem um efeito calmante sobre o cérebro e atua como um sedativo leve. Ela melhora o humor, diminui a irritabilidade, ansiedade e fraqueza, impedindo que a depressão se instale no organismo.

Controle da pressão sanguínea

Por conter uma boa quantidade de potássio e pouco sal, a banana é um alimento ideal no combate à pressão alta, diminuindo a incidência de infartos. Segundo as especialistas, a fruta ajuda a reduzir o risco de ataques cardíacos.

Antídoto contra a pressão de ventre

Quem sofre com o problema pode se beneficiar. Como ela é rica em fibras, deve ser consumida para normalizar a ação do intestino. A vantagem é que ela, em geral, dispensa o uso de laxantes.

Ação preventiva contra úlcera

Pesquisadores australianos concluíram que a fruta é capaz de estimular a reprodução das células da parede estomacal, deixando-a mais grossa e forte, ajudando, desse modo, a frear a formação da úlcera.

banana-destaqueBlindagem muscular

Rica em potássio, importante mineral que atua no equilíbrio de líquidos e do sódio no organismo, a banana é de grande ajuda nas contrações musculares. O resultado é a prevenção contra as incômodas câimbras.

Estratégia contra TPM

As vitaminas B e C presentes na fruta regulam o nível de açúcar do sangue, suavizando os sintomas dessa tensão mensal muito comum entre as mulheres.

Não contém glúten

A banana ainda pode ser uma grande aliada a pessoas que possuem restrições alimentares. Recentemente, uma pesquisa publicada no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics revelou a descoberta de uma receita de macarrão sem glúten, produzido a partir da farinha de banana verde. O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), que testaram a mistura em 75 pessoas com e sem doença celíaca (intolerância ao glúten). A massa de farinha de banana verde recebeu maior aceitação do que a massa de trigo integral.

Aproveite também as cascas

“Elas representam os resíduos nutritivos, ricos em pectina — uma fonte de fibra. E possuem três vezes mais vitamina C, se comparadas com a banana em si, e têm duas vezes mais potássio. Podem ser picadas e refogadas para preparar bolos, doces e até hambúrguer. É possível preparar farinha com as cascas da banana e utilizá-la na elaboração de vários alimentos”, evidencia Cristine.

 

Fonte: revistavivasaude.uol.com.br

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