fbpx

Cacau faz bem para a saúde

Cacau faz bem para a saúde

O chocolate não é só uma delícia. O seu consumo moderado também oferece uma lista de benefícios. E quanto mais cacau na fórmula, melhor.

As vantagens do consumo do cacau em pó são inúmeras. Ele é um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras.

O alimento também possui boas quantidades de magnésio, importante para o bom funcionamento dos nervos e músculos e que ajuda a evitar a formação de pedra nos rins e vesícula. O ferro está presente no chocolate amargo e é importante para evitar a anemia.

O cacau estimula a liberação de endorfinas e a elevação da disposição mental, graças às aminas biogênicas. Por ser rico em flavonoides e triptofano, esse alimento também aumenta a proliferação de neurônios no sistema nervoso.

Além de ajudar a evitar o envelhecimento precoce, proteger o coração, melhorar o humor, o cacau em pó pode ser ainda um grande aliado de quem deseja perder uns quilinhos.

O cacau é rico em polifenóis – substância que, além de antioxidante (combate os efeitos dos radicais livres no organismo), é considerada termogênica, ou seja, está relacionada à queima de gordura.

O cacau contém algumas substâncias, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, que agem no cérebro fechando os receptores que pedem doce; assim fica mais fácil controlar o desejo por açúcar e manter o peso.

cacauMelhora o humor

Um dos principais benefícios do cacau é o fato de ser fonte de triptofano – aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar.

É benéfico para o intestino

O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas – que, por sua vez, beneficiam o intestino.

Aliado do coração

Rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes (que combatem os radicais livres), o cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular.

O cacau auxilia ainda no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial.

Beneficia pessoas com diabetes

O cacau pode auxiliar pessoas com diabetes pois está relacionado com melhora na ação da insulina (hormônio relacionado com a doença). Um estudo italiano da Universidade de L’Aquilia descobriu que, os participantes que consumiram o equivalente a uma barra de chocolate escuro ao longo de 15 dias, reduziram a resistência à insulina quase pela metade.

Open chat
Powered by