fbpx

Os benefícios do inhame

Os benefícios do inhame

O inhame é um grande aliado da alimentação saudável e traz uma série de benefícios ao corpo. Ótima fonte de carboidratos, índice glicêmico baixo, com baixíssima concentração de gordura, possui grande quantidade de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas do complexo B, principalmente B1 (tiamina) e B5 (niacina). Também é rico em amido e beta-caroteno.

O inhame também ajuda a nos manter em forma, especialmente devido às suas fibras alimentares, que dá saciedade e mantém a fome à distância e também devido à sua lenta absorção na corrente sanguínea, que ajudam manter as taxas de glicemia estáveis, que por sua vez ajudam a manter o peso. Além disso, o manganês, ajuda no metabolismo de hidratos de carbono, impedindo que fique estocado em forma de gordura.

Colabora com a perda de peso

A diosgenina do inhame impede que as moléculas de gordura sejam absorvidas pelo intestino e estocadas na forma de pneuzinhos. Além disso, ele possui alto teor de fibras, baixo índice de gordura e garante saciedade por mais tempo


Aumenta as defesas naturais do corpo

Isso porque o tubérculo é rico em vitaminas A e C. Ambas estimulam a produção das células de defesa e auxiliam na exterminação de bactérias nocivas ao organismo.

inhameAmeniza sintomas da depressão

O inhame possui carboidratos que estimulam o aumento da síntese de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade e bem-estar.

Reduz o risco de doença cardíaca

O inhame é uma boa fonte de vitamina B6. A vitamina B6 é necessária para o corpo a eliminar uma substância chamada homocisteína, que pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos. Uma ingestão frequente de vitamina B6 reduz o risco de doença cardíaca. O inhame é uma boa fonte de potássio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial.

Ameniza sintomas da depressão

O inhame possui carboidratos que estimulam o aumento da síntese de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade e bem-estar.

Retarda o envelhecimento

O envelhecimento precoce é causado pelo excesso de radicais livres no organismo. Essas moléculas são produzidas durante a combustão de oxigênio da respiração. A diosgenina, presente no inhame, estimula a produção de enzimas importantes no combate aos radicais livres.

 

Open chat
Powered by